- public class Matematica {
- public static void main(String[] args) {
- System.out.println();
- System.out.println("Valor de E:\t" + Math.E);
- System.out.println("Valor de PI:\t" + Math.PI);
- System.out.println("Número aleatório:\t" + Math.random());
- System.out.println("Raiz quadrada:\t" + Math.sqrt(16));
- System.out.println("Potência:\t" + Math.pow(2, 4));
- System.out.println("Próximo inteiro:\t" + Math.ceil(4.1));
- System.out.println("Inteiro anterios:\t" + Math.floor(4.9));
- System.out.println("Arredondamento:");
- System.out.println("Com rint:\t" + Math.rint(4.6));
- System.out.println("Com round:\t" + Math.round(4.6));
- }
- }
- Classe pública com nome Matemática.
- Método principal que todo aplicativo deve ter
- Este "print" é usado apenas para "pular" uma linha no console de exibição porque possui parâmetro vazio ( ).
- Através da classe Math você acessa o valor de E (base dos logarítmos naturais)
- Atributo estático do tipo double que representa a razão entre uma circunferência de um círculo e seu diametro. Conhecido como PI
- vazio
- Acesso ao método .random (retorna um número aleatório entre 0 e 1)
- Acesso ao método .sqrt (calcula a raiz quadrada de um número e este deve ser informado como parâmetro).
- O método .pow calcula a potência de dois números. O primeiro é a base e o segundo é o expoente.
- vazio
- O método .ceil arredonda um número eliminado seu decimal e incrementando 1.
- O método .floor arredonda um número decimal mas ele é sempre inferior ao número que se está arredondando.
- vazio
- Imprime a palavra "Arredondamento" através da saída .println do Sistema.
- O método .rint arredonda um número decimal para cima se for maior que .5 e para baixo se for menor que .5.
- O método .roun faz a mesma função que o .rint com a diferênça que este exibe um double e aquele um long.
Este é o resultado do código acima:
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